Três rodovias do Paraná terão trechos duplicados, anuncia concessionária; veja quais

Previsão da Via Araucária é de que trabalhos do primeiro pacote de obras do lote 1 de concessão de rodovias comecem em maio. Trecho da BR-277 que liga Palmeira a Porto Amazonas é um dos que receberá obras
Roberto Dziura Jr./AENTrês rodovias do Paraná pertencentes ao lote 1 de concessões, que liga a região central aos Campos Gerais e à capital, terão trechos duplicados. O anúncio foi feito pela Via Araucária, concessionária responsável pelas estradas.? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp? Siga o canal do g1 PR no TelegramA expectativa é de que os trabalhos comecem em maio, após aprovação dos projetos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da emissão dos licenciamentos ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT).Os trechos contemplados neste primeiro pacote de obras do lote são:?? BR-277Entre os kms 164 e 175, que ligam Palmeira a Porto Amazonas (veja imagens do projeto clicando aqui);?? BR-277Entre os kms 249 e 266, em Irati, no trecho que liga a cidade ao entroncamento com a BR-373 e dá acesso a Guarapuava e Prudentópolis(veja imagens do projeto clicando aqui)?? PR-418Entre os kms 5 e 16, no Contorno Norte de Curitiba, que passa por Colombo e Almirante Tamandaré?? PR-423, entre os kms 9 e 35, entre Araucária e Campo Largo.Além das duplicações, os trechos também vão receber viadutos, faixas marginais e novos retornos, por exemplo.Todas as obras estão previstas no contrato e devem ser entregues até fevereiro de 2027. Após finalizadas, elas devem gerar impactos nos preços das tarifas – são os chamados de "degraus tarifários", que permitem reajustes à medida que as duplicações forem entregues.Em sete anos, a concessionária deve duplicar 344 km do total de 473 km que administra.SAIBA MAIS: veja obras e melhorias previstas no lote 1 do novo pedágio do Paraná Veja no mapa regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágiosArte RPC/g1????Início das obras depende de aprovações dos governosO início efetivo das obras depende de liberações da ANTT e do IAT. Segundo a concessionária, tanto no órgão federal, quanto no estadual, os processos estão em "estágio avançado"."Tanto o processo de análise do projeto, quanto da emissão do licenciamento ambiental, estão em bom curso e a expectativa da Via Araucária é de começar efetivamente as obras mais próximas de Curitiba já neste mês de maio e as demais até julho deste ano", afirma Pedro Veloso, diretor de engenharia da Via Araucária.LEIA TAMBÉM:Entenda: Investigação do PR identifica esquema que lava dinheiro construindo prédiosVídeo: Caminhoneiro filmado evitando batida frontal diz que agiu por instintoJustiça: Cachorro será indenizado após ganhar ação judicial contra ex-tutor por maus-tratosEm nota, a ANTT disse que a análise dos anteprojetos está em andamento e que aguarda também a entrega dos projetos executivos da concessionária para que possa emitir o parecer final.Já o IAT explicou que criou, em 2023, um setor específico para avaliação de licenciamentos ambientais relacionados a obras em andamento no Paraná, e que de acordo com a legislação vigente, tem seis meses para fazer a análise dos projetos. Destacou, também, que os licenciamentos dessas obras são tratados como uma das prioridades do Governo do Estado.??Obras serão previamente informadas aos usuáriosA Via Araucária garante que, quando iniciarem, as obras serão previamente informadas aos usuários das rodovias. A concessionária também afirma que os trabalhos serão realizados em várias frentes, com máquinas trabalhando em diversos trechos das rodovias. "Para reduzir os impactos aos motoristas, a concessionária fará intervenções no tráfego de forma planejada e, apenas quando for necessário, irá interromper o trânsito em horários de menor movimento. Todos os usuários serão comunicados previamente nos canais de comunicação da Via Araucária", diz a empresa.?????Trechos receberão mais duplicações em anos seguintesDe acordo com a concessionária, duplicações em outros trechos das rodovias seguirão um cronograma progressivo de obras. Veja abaixo:Em 2028, mais 52,7 km de duplicações em Palmeira e Irati;Em 2029, mais 43,2 km de duplicações em Palmeira, Irati e Campo Largo;Em 2030, mais 32,9 km de duplicações em Irati;Em 2031, mais 39,15 km de faixas adicionais em Campo Largo.Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:Leia mais notícias em g1 Paraná.
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